Buscamed

Aplicativo de pedido e entrega medicamentos

Onde

São Paulo, Brasil

Oque

Hackathon de design

Porquê

Processo seletivo

Meu papel

UI/UX designer

Quando

2020

Discovery

Sobre o projeto e os primeiros passos

O hackathon promovido pela Fcamara busca desenvolver uma resposta, utilizando a metodologia do design de UX, para auxiliar durante a crise do COVID-19.

A primeira ação foi conversar com o time acerca do objetivo principal da iniciativa, identificar o desafio que buscávamos enfrentar e definir quem seriam nossos usuários finais.

Questionário

Na etapa inicial, utilizou-se um questionário qualitativo como ferramenta para compreender os problemas do público-alvo, esboçar um retrato dos usuários, coletar dados e entender dificuldades e as possibilidades de negócio.

Perguntas para usuários

Como você se sente ao ter que, neste momento de pandemia, ir ao mercado ou uma farmácia para comprar um medicamento?

Você acha que serviços online possam ser uma saída para evitar o contato social e facilitar a sua vida?

E se você pudesse consultar a localização de lojas mais próximas e o estoque de remédios nessas lojas antes de pedir?

Perguntas para empresas

Qual os principais problemas que você e a sua empresa tem enfrentado para vender os produtos e receber cliente ultimamente?

Existem problemas que sempre existiam mesmo antes da pandemia?

Quais são as principais queixas que clientes tem ao comprar seus produtos?

Personas

Usei as informações da pesquisa para formar perfis dos usuários do serviço, identificando problemas e possibilidades.

Estudo de referências

Estudei referências de aplicativos como iFood, Rappi e aplicativos de farmácias para entender quais eram as boas práticas, erros e como eram estruturados.

Design

Wireframe, guia de estudo e prototipagem.

Wireframes

Wireframes das telas da solução. Usei para definir a estrutura e como seria a jornada do usuário até cumprir seus objetivos no aplicativo.

Guia de cores

As cores foram baseadas nas pesquisas de mercado para manter um certo padrão visual já reconhecido por usuários de aplicativos do mesmo tipo.

Entrega

Design final e entrega ao time de avaliação da empresa

A finalização de todas as etapas de design foram concluídas e a jornada entregue ao membro da Squad para desenvolvimento.

Por questões pessoais, não conseguimos construir um MVP funcional, por isso, tomei a liberdade de codificar ao menos a tela de login do aplicativo em HTML e CSS.

O código pode ser encontrado no meu GitHub. O link está no fim dessa página.

Protótipo e código

Você pode checar o protótipo navegável feito no Figma no link abaixo, bem como o código que fiz da tela de login no meu Github.